O 32º Sonho de Natal transformou Canela em palco a céu de 26 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. O evento contou com 22 atrações diferentes, 280 apresentações e 1.153 pessoas envolvidas na execução e organização. Com todas as atrações gratuitas ao público, o Sonho de Natal ficou consolidado como o maior evento natalino comunitário do Brasil. Em 79 dias de programação, atraiu aproximadamente dois milhões de visitantes, conforme estimativa da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela.

O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, considera que o evento atingiu os objetivos ao resgatar as identidades culturais de Canela. “O Sonho de Natal e todos os outros eventos que criamos democratizaram a cultura. É nosso papel, dever público, democratizar cada vez mais a cultura e os eventos. Agradecemos aos canelenses que participaram desde o início e que abraçaram o Sonho de Natal e tudo o que esta administração está fazendo por Canela. A comunidade entendeu que nós pensamos na cidade e nos canelenses. Os turistas se encantaram em ver uma programação cultural e artística voltada ao lúdico e familiar”, celebra Sanches.

Para o secretário, a transformação do setor turístico passa pela união entre Poder Público, iniciativa privada e comunidade. “Hoje, o canelense olha para a cidade como se fosse a sala de sua casa. O Poder Público e a população trabalharam unidos. Nossa comunidade viveu junto a mudança. Mostramos que com o envolvimento de todos é possível realizar grandes eventos. Nunca a participação dos canelenses foi tão valorizada nos eventos do município. Praticamente todos os nossos eventos são realizados e produzidos por canelenses. Procuramos abrir as portas para esses profissionais ganharem o mundo”, diz.

CORAÇÃO PULSANTE

O secretário observa que o centro da transformação foi a praça João Corrêa. Além de remodelar o espaço, a administração criou eventos que proporcionaram a invasão cultural do Centro. No Sonho de Natal, a praça recebeu a casa do Papai Noel e uma infinidade de atrações musicais, como o Christmas in Concert, O Som do Vento e Auto de Natal, além de apresentações de orquestras e shows consagrados de Kleiton & Kledir, Renato Borghetti e outros. “Canela se consolidou como um palco a céu aberto. Nossa praça foi transformada no coração pulsante de Canela. Famílias e turistas passam seu tempo tomando chimarrão e apreciando bons espetáculos. Podem curtir todas as atrações que são proporcionadas em segurança. Isso também é turismo”, destaca.

Conforme Sanches, o trabalho de divulgação de Canela em feiras do setor contribuiu para o fortalecimento do destino turístico. “Passamos a ser convidados a participar de eventos internacionais pelo destaque em feiras nacionais. Conseguimos levar a marca Canela para os quatro cantos do Brasil e da América Latina. Voltamos a mostrar a todos que Canela é um destino consolidado, que possui identidades únicas e que consegue andar com as próprias pernas. Somos um destino natural que atrai cada vez mais parques, hotéis, restaurantes e empreendimentos”, comemora.

O perfil dos eventos locais também é destacado pelo secretário. “Nossos eventos não possuem foco comercial. Os espetáculos continuarão totalmente gratuitos. São atrações culturais, lúdicas e comunitárias. Não cobramos ingressos e vamos manter isso durante toda a gestão do prefeito Constantino Orsolin. Queremos que a nossa economia seja beneficiada, que os nossos empresários sejam fortalecidos”, reforça.

Sanches projeta um 2020 de muitas novidades no Sonho de Natal, que ocorre de 15 de outubro de 2020 até 16 de janeiro de 2021, além do resgate de uma série de eventos locais. “Vamos dar continuidade ao que deu certo e criar novos eventos que vão gerar fomento financeiro, turístico e envolvimento comunitário. Estamos muito felizes porque essa edição do Sonho de Natal teve um upgrade e nos deu um incentivo para a 33ª edição, que já está pronta e que também será inovadora, trazendo mais surpresas, fazendo com que a comunidade e os turistas se encantem cada vez mais”, conclui.

O 32° SONHO DE NATAL

O 32° Sonho de Natal foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com apresentação da Lei de Incentivo a Cultura e Parque Estadual do Caracol. O patrocínio foi do Golden Propriedades de Lazer, Motormac, TCA Internet, Azul Linhas Aéreas, Corsan e Caixa Econômica Federal. São apoiadores a Brocker Turismo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, CVC, Sicredi e Vestena Hotel Canela. Colaboração: Mundo A Vapor, Caracol Chocolates, Stone Hall, Parque Terra Mágica Florybal, Água Mineral Gravatal, Alpen Park, Granja da Telha, Coca-Cola e Museu de Cera. Apoio Institucional: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal de Vereadores de Canela, REK Parking, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Agente cultural: 1ª Casa Produções.