O 34° Sonho de Natal Canela, que ocorreu de 22 de outubro de 2021 até 9 de janeiro de 2022, ficou marcado pela solidariedade. Em tempos de pandemia, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela buscou engajamento em diversas ações sociais. Além de oferecer 370 espetáculos totalmente gratuitos, o evento propôs iniciativas para arrecadação de alimentos e donativos para famílias mais necessitadas.

Para os espetáculos no Teatro Municipal, a organização solicitou a doação de um quilo de alimento. Ao longo do evento, foram arrecadados 1.589 quilos de alimentos não-perecíveis, 147 caixas de leite e 17 latas de azeite. Os donativos foram repassados para a Secretaria de Assistência Social, que fez a destinação para famílias carentes. Outra ação que angariou aproximadamente uma tonelada de alimentos foi a campanha para adoção de cartinhas escritas ao Papai Noel e depositadas na caixa de correio do Escritório da Fábrica de Sonhos, que foi instalado no Teatrão. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, foram distribuídas cestas básicas, material escolar e brinquedos em diversos bairros de Canela na véspera do Natal.

AÇÕES PARALELAS

Na programação paralela, o caráter social também foi um dos focos do 1° Festival de Gastronomia & Vinhos, que ocorreu na praça João Corrêa. Com o cashback solidário, a Blue Show e a Abrasel Hortênsias, responsáveis pelo festival gastronômico, arrecadaram aproximadamente oito toneladas de alimentos, que serão repassados para entidades locais e o Hospital de Canela.

Outra iniciativa que contou com o apoio do 34° Sonho de Natal foi o Natal do Bem. Canela foi a cidade sede da campanha, que é desenvolvida pelo Grupo RBS em parceria com o Banco de Alimentos. Em 2021, o Natal do Bem bateu recorde de arrecadação com mais de 811 toneladas de alimentos.

PROJEÇÕES

Conforme a secretária de Turismo e Cultura, Carla Reis, o objetivo é manter a programação totalmente gratuita e o caráter social na 35ª edição, que está programada para ocorrer de 21 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. “Os turistas elogiaram muito a proposta das atrações gratuitas na nossa Catedral de Pedra. Muitos vieram justamente para assistir aos espetáculos do Sonho de Natal. Queremos que o público possa vir a Canela viver o Sonho e ser agraciado diariamente com espetáculos ao ar livre”, afirma a secretária.

Para manter a grandiosidade do evento, Carla destaca que ações sociais serão preservadas. “O Sonho de Natal alavanca a nossa economia, mas também queremos manter um olhar social e de acessibilidade. Queremos unir todos os eixos”, projeta.

O GRANDE ENCONTRO

O diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa, destaca que a 34ª edição marcou o reencontro do evento com seu público. Em 80 dias de programação, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas circularam por Canela. Do total, 1,2 milhão assistiram aos espetáculos diários no entorno da Catedral de Pedra. “Nos encontramos e retomamos com força a execução de nosso principal evento”, frisa.

Para o diretor, as ações itinerantes foram outro ponto importante da programação. “Inquieto, o Sonho de Natal foi ao encontro daqueles que necessitavam de sua luz, como as crianças do Hospital Santo Antônio, ou envolver as pessoas ao seu espírito natalino e aventureiro como a visita do Papai Noel ao Bondinho Pão de Açúcar, no Rio, e a Roda Gigante, em Balneário Camboriú. Ou ainda levando para a mesa de centenas de pessoas o alimento arrecadado durante as campanhas sociais realizadas dentro do evento. Também promoveu um encontro de seus artistas com um espaço importante para a cultura local, o Teatro Municipal”, destaca.

O diretor destaca, ainda, que Sonho de Natal mostra a importância da cultura associada ao turismo. “Ao ir até o Parque do Caracol exibir a essência das apresentações de rua, bem como abrir espaço para que parques pudessem exibir a sua identidade desfilando em frente ao nosso principal cenário, a Catedral de Pedra”, conclui.

SOBRE O EVENTO

O 34° Sonho de Natal foi uma realização da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e Parque Estadual do Caracol. O evento teve patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, Corsan – Governo do Estado do RS, Airbnb, Skyglass Canela, Brocker Turismo, Bus Tour, Florybal Chocolates, Caracol Chocolates, Bondinhos Aéreos, Cervejaria Farol, Mundo a Vapor, Vinícola Jolimont, Dauper, Motormac, Sky Hotéis, Adylnet, Epson, Day Agile, Blue Show e Loterias Caixa – Governo Federal, Pátria Amada Brasil. Apoio institucional: Câmara de Vereadores de Canela, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Rek Parking, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Agente Cultural: 1ª Casa Produções.

 

Foto: Cleiton Thiele/Serra Press