A arte é capaz de transformar uma cidade e Canela viveu no sábado, 16, o que o seu maior evento prega: um Sonho de Natal. O principal espetáculo de uma programação de 79 dias inteiramente gratuita entrou para a história da cidade, tudo porque elegeu como protagonistas mais de 100 crianças da comunidade. A Chegada do Papai Noel é um show de artes integradas que explora um dos cenários mais famosos de Canela, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes. Aproximadamente 30 mil pessoas presenciaram sete minutos de fogos de artifício que iluminaram a Catedral de Pedras em um espetáculo pirotécnico e de efeitos especiais de grande impacto e beleza, de onde surgiu o personagem mais esperado: o Papai Noel. “Quando a gente envolve as pessoas, elas fazem com que essa magia aconteça. A comunidade de Canela está de parabéns”, declarou o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches.

PÚBLICO PARTICIPOU

Nem mesmo o clima ameno de 14 graus foi capaz de intimidar as famílias e os turistas que foram até a Catedral de Pedras para acompanhar o evento. Cenário perfeito para um espetáculo de tamanha grandeza, este que é um dos pontos turísticos mais fotografados do Brasil estava especialmente lindo e iluminado, adornado pela Fábrica de Sonhos da pequena Laura, personagem central da história.  Sob a regência do maestro Fábio Ostrowiski, a Orquestra Sinfônica AtmosFera, de Porto Alegre,  que é formada por 23 integrantes, apresentou um repertório de dez músicas que embalaram uma história carregada de emoção. Temas natalinos clássicos como ‘Noite Feliz’, até músicas cheias de ludicidade como ‘Balão Mágico’, fizeram o público se render e cantar junto com o coral de 28 crianças da Escola João Alfredo Correa Pinto, do bairro Sesi, de Canela.

O ESPETÁCULO

O espetáculo Chegada do Papai Noel conta a história da menina Laura, que guarda em segredo uma fábrica de brinquedos na cidade de Canela. Sonhadora, ela escreve ao Papai Noel contando que seu maior desejo é ver o Bom Velhinho a ajudando a entregar muitos presentes neste Natal. Ao receber a carta, ele fica curioso e quer saber mais sobre a fábrica, então envia sua estagiária para investigar quem é a menina sonhadora que mora em Canela. Encantado, o Papai Noel decide se mudar para a cidade e realizar junto com Laura o seu Sonho de Natal. Durante uma hora, o público pode acompanhar um espetáculo completo, com mais de 100 crianças e adolescentes interpretando, cantando, dançando e interagindo em diversos cenários junto com tenores e solistas. A participação de crianças especiais em uma das músicas trouxe ainda mais emoção ao espetáculo, mostrando que não há limites quando se valoriza a arte e as pessoas.

O GRANDE MOMENTO

Todos os olhares estavam voltados aos ajudantes do Papai Noel que estavam nas alturas, pendurados na Catedral de Pedras. Mas o que ninguém esperava é que um helicóptero chegasse trazendo o convidado mais esperado da noite. Ele sobrevoou o entorno da igreja acenando para o público que, surpreso, retribuiu o gesto. Minutos depois o Bom Velhinho surgiu no alto da torre, onde mais uma vez revelou seu talento como alpinista, descendo os 65 metros da Catedral de Pedras sendo recebido pelos personagens centrais da trama: Laura, seu Ursinho, a Estagiária do Papai Noel, o Soldadinho e a Bailarina. Em um ato tradicional e simbólico, o prefeito Constantino Orsolin entregou as chaves da cidade para o Bom Velhinho, declarando assim que Canela é do Papai Noel até o dia 12 de janeiro de 2020, data em que se encerra a 32ª edição do Sonho de Natal. “Acredito que entregamos algo, uma palavra, uma reflexão, um afeto para as pessoas, que puderam reviver emoções, se reconectar com o passado e com as suas memórias afetivas. Através da participação dessas crianças, também damos o nosso recado de que acreditamos no futuro”, afirmou o diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa. A Chegada do Papai Noel terá mais duas apresentações: 22 e 23 de novembro, a partir das 20h. O evento segue com programação diária e gratuita que inclui mais de 280 espetáculos.

O SONHO DE NATAL

O 32° Sonho de Natal ocorre até 12 de janeiro de 2020. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com apresentação da Lei de Incentivo a Cultura e Parque Estadual do Caracol. O patrocínio é do Golden Propriedades de Lazer, Motormac, TCA Internet, Azul Linhas Aéreas, Corsan e Caixa Econômica Federal. São apoiadores a Brocker Turismo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, CVC, Sicredi e Vestena Hotel Canela. Colaboração: Mundo A Vapor, Caracol Chocolates, Stone Hall, Parque Terra Mágica Florybal, Água Mineral Gravatal, Alpen Park, Granja da Telha, Coca-Cola e Museu de Cera. Apoio Institucional: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal de Vereadores de Canela, REK Parking, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Agente cultural: 1ª Casa Produções.