Canela está pronta para receber turistas e o Papai Noel. A cidade vai respirar ares natalinos até 10 de janeiro de 2021 por conta do 33º Sonho de Natal. A festividade iniciou na tarde desta quinta-feira, 22, com a ornamentação das Árvores do Sonho, uma atividade que envolveu a comunidade e embelezou ainda mais a avenida Júlio de Castilhos.

Os mais de 60 pinheirinhos somam-se aos enfeites que estão presentes em praças, canteiros e também nas principais vias centrais de Canela tornando a decoração um atrativo a mais para o público.

A abertura do evento foi marcada pelo acendimento das luzes, coordenada pelo secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, pelo diretor geral do evento, Elias da Rosa, e equipe. O ato foi realizado em frente à Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos do Brasil. “Em sua 33ª edição, o Sonho de Natal começa reinventado com seus protocolos de saúde e de prevenção. Em parceria com as entidades, órgãos de saúde e Governo do Estado, estamos desenvolvendo as melhores formas de realizar um evento totalmente seguro, que preserve e respeite a saúde de cada um”, ressalta Sanches. “Sabemos da importância da retomada da economia, mas também sabemos da importância de cuidar bem das pessoas. O Sonho de Natal quer tocar no coração das pessoas e fazer com que elas se reinventem também”, acrescenta o secretário.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para a decoração das Árvores do Sonho, foram observadas medidas de segurança sanitária. Os participantes seguiram protocolos como uso obrigatório de máscara e uso de álcool em gel. Como forma de evitar aglomeração, a montagem das árvores ocorreu em  horários diferentes e de forma intercalada. Foi permitida a presença de somente duas pessoas na colocação dos adereços de cada pinheirinho.

Acompanhada pela professora Dionéia Lauffer, a coordenadora da Escola de Ensino Infantil Carmen Schlieper, Paula Brito, decorou a árvore do educandário. “É uma maneira de mobilizar a comunidade e de trazermos um pouco da criatividade de cada um. Que essas árvores tragam uma luz,  sejam uma coisa bonita para a nossa cidade neste momento que estamos passando. Coisas simples são emocionantes por tudo que passamos no decorrer do ano”, avalia Paula.

Para Zilá da Silva Santos, os pinheirinhos embelezam Canela e atraem turistas porque eles ficam na expectativa de virem e encontrar a cidade decorada para tirar fotos. “Eu espero que, apesar desta situação de pandemia, isso não seja empecilho para os turistas virem e curtirem a cidade com toda a proteção”, destaca Zilá. Ela decorou a árvore da Assunção-Serviços Elétricos e Sistemaq Compressores, juntamente com a neta, Andrelyne Martins.

 

Ministério Público acompanha segurança sanitária do evento

 

Na manhã de quinta-feira, 22, o promotor de Justiça de Canela, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, e o oficial do Ministério Público (MP), Marcelo Almeida, estiveram reunidos por videoconferência com o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, e com a secretária adjunta da Saúde, Milena Santos, para tratar sobre a realização do 33º Sonho de Natal. A reunião, promovida pela Promotoria de Justiça de Canela, teve por objetivo orientar a organização do evento quanto à necessidade de atendimento aos protocolos de saúde, visando à continuidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município.

A pauta foi em torno da preocupação do MP com relação ao Sonho e das secretarias de Turismo e Saúde com relação a medidas efetivas que deverão ser adotadas para a viabilização do evento. Na ocasião, as duas pastas apresentaram ao Ministério Público a solicitação de análise dos protocolos sanitários que foram levadas ao Gabinete de Crise do Governo do Estado e ao Centro de Operações de Emergência de Canela (COE). “Essa reunião foi muito importante, porque serviu para encontrarmos os melhores caminhos para que possamos preservar a integridade e a saúde de cada canelense e de cada turista, e fazer com que o Sonho de Natal aconteça com toda a infraestrutura e segurança necessária para o bem-estar de todos”, reforçou Ângelo Sanches.

33° SONHO DE NATAL CANELA

O Ministério do Turismo – Governo Federal Pátria Amada Brasil, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e o Parque Estadual do Caracol apresentam o 33° Sonho de Natal Canela. Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o evento tem patrocínio de Golden Propriedades de Lazer e das Loterias Caixa. Co-patrocínio: ConnectCity e AdylNet. Apoio: Mundo a Vapor, Motormac, Grande Hotel Canela, Tempo Som e Luz, Vibe Locações e AirBnb. Colaboração: Skyglass Canela, Corsan, CHD Incorporadora, Coca-Cola, TCA Internet, Churrascaria Garfo e Bombacha, Casa Guarnieri, DolceMonte Chocolates Artesanais, Grupo Troca Logística, Sicredi, Bondinhos Aéreos, Parque Terra Mágica Florybal, Big Land Parque Temático e Água Mineral das Hortênsias. Apoio institucional: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Rek Parking, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Produção artística: Fundação Cultural de Canela. Agente cultural: 1ª Casa Produções, e realização Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal Pátria Amada Brasil.

 

Foto: Rafael Cavalli/SerraPress