Notícias


Decoração do Sonho de Natal de Canela terá tema inspirado no Brilho do Olhar

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Um grande cortejo de luzes, cor e encantamento que segue pelas ruas de uma das mais belas cidades da serra gaúcha, Canela, e harmoniosamente encontra a Catedral de Pedra e o multipalco. Foi com esta proposta lúdica que o projeto cenográfico da 31ª edição do Sonho de Natal de Canela foi concebido pelo cenógrafo Leandro Ataídes, em parceria com a direção artística do evento.

De acordo com o prefeito da cidade, Constantino Orsolin, o objetivo é fazer com que o visitante se sinta numa terra mágica, onde se vive plenamente o Natal. “Este ano, o tema do evento é “O Brilho no Teu Olhar”.  E é isso que buscamos. Que os olhos brilhem com o encanamento e a magia do Sonho de Natal de Canela”, afirma.

O cuidado e a beleza da decoração estão em todos os detalhes. Da utilização da poinsétias, flor tradicional do Natal, para ornar prédios e construções como a Casa de Pedra, à escolha de personagens como o soldadinho de chumbo e as bailarinas com saias de cordões de LED que, à noite, iluminadas causam um gracioso efeito de movimento, conferindo graça ao cortejo.

A sustentabilidade não ficou de fora, e aparece no projeto através da reutilização de materiais de edições anteriores e também na opção por lâmpadas de LED. “Não usamos mais luz direta há alguns anos. Todo o projeto de iluminação é feito com LED, pois gera maior economia de energia”, explica o diretor artístico, Elias Rosa.

O profissional conta que uma das características do Sonho de Natal, em 31 anos, é a adoção de uma iluminação na tonalidade branco quente. “Faz parte da identidade do evento”, destaca ele, e completa: “Usamos não só para ornamentar objetos natalinos, como arabescos e guirlandas, mas também nos pinheiros e no contorno na vegetação das calçadas, criando um caminho iluminado, numa inspiração parisiense”.

Uma das grandes novidades deste ano no projeto cenográfico foi a criação de uma ampla estrutura em frente ao multipalco, para garantir que os espetáculos possam ser assistidos pelos visitantes mesmo em dias de chuva. “Foi montado um grande geotunel em forma de arco. Para um clima ainda mais natalino, ele recebeu uma iluminação toda especial”, informa.

Ponto alto da decoração, a Casa do Papai Noel, localizada na Praça João Correa, foi toda ambienta para receber os visitantes de terça a quinta, das 14h às 22h, e de sexta a domingo, das 10h, às 22h. Ela será parada obrigatória para quem quiser ver e registrar memórias e momentos com o “bom velhinho”.

O Parque Estadual do Caracol é o apresentador oficial do 31º Sonho de Natal de Canela. O evento conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Motormac, Área Eventos, Brocker Turismo, Grupo Sabemi e CVC.

O Sonho de Natal tem o apoio da Corsan, Mundo a Vapor, Tri Táxi Aéreo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, Churrascaria Garfo e Bombacha, Caracol Chocolates e Cervejaria do Farol. O apoio Institucional é do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Rek Parking, Câmara de Vereadores de Canela, Ministério Público do Estado do RS, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do RS e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O Agente Cultural é a 1ª Casa Produções.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela e do Ministério da Cultura e promoção da Prefeitura Municipal de Canela.

 

Fotos: http://www.cleitonthiele.com/sonhocanela/making/

Crédito: Cleiton Thiele.