Notícias


O Desfile Mágico surpreende com ousadia e clima lúdico

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O público que se concentrou na rua Felisberto Soares, entre a Catedral de Pedra e a rua Júlio de Castilhos, sexta-feira (30), foi surpreendido com a beleza de “O Desfile Mágico do Natal de Canela”. Criado e produzido pelo Grupo Tholl, o desfile misturou as acrobacias que o tornaram o “Cirque du Soleil brasileiro”, com o clima lúdico que incluía anjos e árvores de Natal. Tudo ao som de uma trilha musical composta especialmente pela dupla Kleiton e Kledir, destacando as belezas naturais de Canela e seu povo.

Patinadoras, bonecos gigantes com perna de pau, malabaristas e carro alegórico com cama elástica foram elementos que chamaram a atenção do público de aproximadamente 6 mil pessoas, especialmente das crianças. Uma réplica da Catedral de Pedra se abria no meio do desfile, e ali estava um presépio mostrando o nascimento do Menino Jesus, rodeado de bailarinas em forma de anjos. Fechando o desfile, Papai Noel veio em um carro alegórico cercado por simpáticas renas vivas que, é claro, aprontavam muitas surpresas.

“O Desfile Mágico do Natal de Canela” começou a ser montado em junho deste ano, quando o Tholl começou as audições na cidade. Desde então, foram realizados ensaios para proporcionar ao público um espetáculo emocionante, com a magia que a data pede.

Os artistas de uma das trupes mais famosas do Brasil se apresentaram com a participação de 170 canelenses, que foram escolhidos para compor o elenco, dar apoio e trabalhar no desfile.

Havia pequenos detalhes em cada evolução do desfile. Um exemplo era a ala de inclusão social, formada por 15 crianças especiais que são assistidas durante o ano todo pela Prefeitura de Canela. Outras cinco integravam a ala da comunidade. “Temos orgulho de abraçar essa causa tão importante, que é da inclusão social. Não poderíamos deixar de fora desse espetáculo”, afirmou o produtor João Schmitd.

Do Tholl, no primeiro desfile, foram 45 profissionais envolvidos, sendo, destes, 23 artistas. “A cultura sempre foi, é e será a força de uma cidade. Grandes cidades, como o Rio de Janeiro, por exemplo, sem cultura, não são seriam o que são”, avalia Schmitd, que pontua: “É importante reforçar também o quando a cultura fomenta a economia local. A partir dos turistas, se gera renda em hotéis e pousadas, restaurantes, transportes, entre outros setores”.

Schmidt diz que o grande destaque do evento ficou por conta da mensagem que o diretor do Tholl, João Bachilli, passa aos espectadores. “Apesar do tema ser o Natal, o desfile faz um chamado para que as pessoas venham para Canela e transmite a ideia de que Canela os abraça e os acolhe”, conta o produtor, que completa: “E a presença marcante da comunidade demonstra que os canelenses estão ali porque amam a cidade”.

“O Desfile Mágico do Natal de Canela” acontecerá também nos dias 07, 14, 21, 22 e 28 de dezembro e 04 de janeiro, sempre às 20h30 e com entrada franca. Confira a programação completa do Sonho de Natal de Canela no site oficial: www.sonhodenatal.com.br/programacao.

Fotos: http://www.cleitonthiele.com/sonhocanela/desfile/.

Crédito: Rafael Cavalli / SerraPress.

 

Sobre o Sonho de Natal de Canela

O Parque Estadual do Caracol é o apresentador oficial do 31º Sonho de Natal de Canela. O evento conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Motormac, Área Eventos, Brocker Turismo, Grupo Sabemi e CVC. O Sonho de Natal tem o apoio da Corsan, Mundo a Vapor, Tri Táxi Aéreo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, Churrascaria Garfo e Bombacha, Caracol Chocolates e Cervejaria do Farol.

O apoio Institucional é do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Rek Parking, Câmara de Vereadores de Canela, Ministério Público do Estado do RS, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do RS e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O Agente Cultural é a 1ª Casa Produções. O 31º Sonho de Natal é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela e do Ministério da Cultura e promoção da Prefeitura Municipal de Canela. A direção artística e geral do evento é de Elias Rosa.